Tuesday, June 02, 2009

ANTITRANSPIRANTES E CANCÊR DE MAMA OU AXILAS.

Há mais ou menos uns dois meses atrás surgiu um pequeno caroço na minha axila do lado esquerdo. Achei estranho e percebi que o aparecimento do caroço coincidiu com a troca do meu desodorante. O novo desodorante prometia proteção o dia todo. Parei de usar e em menos de dois dias o caroço desapareceu totalmente.
  • Depois dessa joguei meus desodorantes fora. E tenho procurado desodorantes comuns (sem antitranspirante) femininos - só que sumiram do mercado. Pra homem tem desodorante comum, pra mulher não.
  • O melhor é tomar um bom banho e depois colocar uma colonia suave no pescoço e pronto. Pra mim funciona, mas se vc tiver problema de transpirar muito, faça uso do polvilho antiséptico Granado de aroma suave ou água de colonia nas axilas.
Pensei depois que poderia ser impressão minha e fiz uma pesquisa na Internet, pesquisei o site do Inca e outros oficiais que pra variar não ofereciam nenhum estudo conclusivo (normal no país das porcentagens). Mas, existe o estudo por uma biologa do URUGUAI que já se tornou conclusivo e acho bom a gente ficar de olho no que vem por aí:

Vejam:

Retirei esta materia do site http://www.velhosamigos.com.br/Dicas

DICAS DE SAÚDE

PREVINA-SE CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Autora: Gabriela Casanova Larrosa Prof. Assistente Dpto de Biologia Celular e Molecular, Séc Biologia Celular Faculdade de Ciências, Universidade da República Oriental do Uruguay.
Enviado por: Luz Sampaio

Esta mensagem está sendo divulgada por uma bioquímica uruguaia, identificada acima.

"Há algum tempo, fui a um seminário sobre Câncer de Mama, conduzido por Terry Birk, com o apoio de Dan Sullivan.Durante os debates, perguntei por que a área mais comum para desenvolver tumores cancerígenos no peito é perto da axila.

Minha pergunta não pode ser respondida na hora. Esta informação me foi enviada recentemente, e me alegro que minha pergunta teve resposta.Transmiti a uma amiga que está fazendo quimioterapia e ela comentou que também havia-se inteirado desta informação, em um grupo de apoio que está freqüentando.

Agora quero compartilhar a informação com vocês.

A principal causa de câncer de mama é o uso de antitranspirantes!

Sim, ANTITRANSPIRANTES!

A maioria dos produtos no mercado são uma combinação de antitranspirantes/desodorantes. Chequem as etiquetas. Desodorante está bem, antitranspirante, não.

A concentração das toxinas provoca a mutação das células: CÂNCER.

Eis aqui a possível razão:

O corpo humano tem só algumas áreas por onde eliminar as toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, na área das virilhas e as axilas.As toxinas são eliminadas com a transpiração. Os antitranspirantes, como seu nome claramente diz, evitam a transpiração; portanto, inibe o corpo de eliminar as toxinas através das axilas.

Estas toxinas não desaparecem magicamente. Ao contrário, o corpo as deposita nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços, na medida em que não saem pelo suor.A maioria dos tumores cancerígenos do seio, ocorrem neste quadrante superior da área da mama. Precisamente onde se encontram as glândulas.

Nos homens parece ocorrer em menor proporção, mas não estão isentos de
desenvolver câncer de mama por causa dos antitranspirantes. A diferença está
que os antitranspirantes usados pelos homens não são aplicados diretamente sobre a pele; ficam, em grande parte, nos pelos axiais.

As mulheres que se aplicam antitranspirantes, logo após rasparem as axilas, aumentam o risco devido a minúsculas feridas e irritação da pele, que fazem com que os componentes químicos nocivos penetrem mais rapidamente no corpo.

O câncer da mama está se tornando tremendamente comum, e esta advertência pode salvar algumas vida.

Para mais informações: www.gineco.com.br - Site com dicas de saúde e matérias importantes para a mulher.

Autora: Gabriela Casanova Larrosa Prof. Assistente Dpto de Biologia Celular e Molecular, Séc Biologia Celular Faculdade de Ciências, Universidade da República Oriental do Uruguay. Enviado por: Luz Sampaio

(Greta Garbo)


3 comments:

Anonymous said...

Links sobre o assunto:

http://www.uniamerica.br/visaoacademica/o_antitranspirante_pode_ser_a_principal_causa_de_cancer_de_mama/
-
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1877107-EI8147,00.html
-
http://bloglog.globo.com/blog/blog.do?act=loadSite&id=180&postId=4056&permalink=true
-
http://www.drrondo.com/js/03/desodorante.htm
-
http://www.medicinacomplementar.com.br/tema150508.asp
-
Outro possível causador do problema:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/01/040112_desodorantems.shtml

Isis said...

Que bom mesmo saber disso, eu já estava preocupada com um nódulo que aparece e some da minha axila direita, e eu acho que deve ser isso ! Antitranspirantes, nunca mais u_u
bjss,e obgda !

Flavia Tavares said...

Entra no site do INCA e se surpreenda quando desde 2004 nas pesquisas sobre os Antitraspirantes, dizem que apesar de ter um indice de 20% de incidencia em mulheres com cancer de mama estarem contaminadas com o parabeno e em outra materia tambem do INCA acusam o sulfato de aluminio, MAS CONCLUEM QUE as "pesquisas não são conclusivas". Temos que ver outros fatores sim, mas se a pessoa tem as tendencias hereditarias e como vivemos numa sociedade altamente poluída é sempre bom prevenir.
Eu não uso mais de jeito nenhum antitranspirante.
Links para o INCA:
PARABENO
http://www.inca.gov.br/releases/press_release_view.asp?ID=89

SAIS DE ALUMINIO:
http://www.anvisa.gov.br/DIVULGA/informes/antitranspirante.htm